fbpx

El Maquinon na Minha Taça!

El Maquinon na Minha Taça!

Esse era uma prioridade nas minhas degustações! Estava muito interessada nesse Ganacha da Casa Rojo há tempos e não poderia deixar de aproveitar a oportunidade de está na Espanha para tomá-lo. E no final aproveitei para toma todas as opções em degustação no Espaço Gourmet da loja Corte Inglés, mas vamos falar no Maquinon nesse post e revelar um pouco dessa uva pouco apreciada em terras brasileiras que é a Garnacha.

 

CERTIFICADO DEMETER

Nessa temporada que se destacam vinhos orgânicos e biodinâmicos, um dos selos mais importantes é o Demeter. Que é um certificado biodinâmico que enxerga a vinícola com um organismo vivo, autossuficiente e autossustentável. E o vinho Maquinon pertence a esse seleto grupo de vinhedos com selo Demeter. Um vinho biodinâmico produzido por Gurus do Vinho. O que podemos esperar?

O VINHO
Maquinon é 100% Garnacha, uma casta pouco apreciada, mas que está no meu top 5 de favoritas. O vinho apresenta aromas florais, notas de geleia de frutas vermelhas e um defumado. E por fim uma sensação licorosa na boca.  O teor alcoólico é alto, dependendo da safra passa de 14,5% e a acidez também é alta para equilibrar. A Garnacha é uma uva que gosta de clima moderadamente quente e por isso se adaptou tão bem em Priorat, sua terra! E esse terroir se nota no vinho em cada taça degustada. O estágio em madeira é pequeno, apenas 3 meses e o suficiente para ocorrer uma fermentação malolática de deixar o vinho mais macio sem perder suas características. Os taninos são firmes mais pelo potencial de longevidade do que pelo vinho pesado., diria que o vinho segue feliz mais uns 5 anos na garrafa.

HAMONIZAÇÃO

Pratos estruturados a base de carne vermelha ou cogumelos. Experimente um risoto de cogumelos cremoso ou uma pasta com trufas negras.

Finalizo dizendo que sem dúvida nenhuma estou cada dia mais encantada com Garnacha. E ainda mais com vinhos de excelência produzidos com essa casta. Normalmente encontramos em cortes franceses, o famoso GSM (Granache, Syrah e Mourvèdre), mas diria que sozinha essa casta está se saindo muito bem!