fbpx

NeroCavalieri na Minha Taça!

NeroCavalieri na Minha Taça!

Com tantos restaurantes e comida aparecendo aqui pelo site fica até difícil colocar o post Minha Taça!

Mas vamos lá!!! O vinho da vez vale muito a pena conhecer!!! O querido foi o Nero Cavalieri – 2009 – da Castello de Magione. Chegou tem poucas semanas na Empório Portofino e eu fui logo separando minha garrafa, afinal som fã dos vinhos italianos. E quando tem história por trás ainda fica mais interessante!

O Castello di Magione tem DOC  “Colli del Trasimeno”, afinal fica nas encostas do Lago Trasimeno na Umbria. E antes de ser inaugurado a Cantina Castello di Magionea em 2009, o local era passagem de pelegrinos de passagem a Roma ou Jerusalém por volta dos anos 1150 – 1170. Dizem que o Castelo pertence ao Príncipe e Grande Mestre da Ordem Soberana e Militar de Malta, umas das mais poderosas organizações religiosas do mundo. E o enólogo é Maurilio Chioccia que está posicionado como “Melhor Enólogo” e um profissional altamente aclamado na Itália.

Hoje a vinícola produz diversidade de uvas como Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Gamay  e Carnaiolo. E hoje escolhi o Pino Nero (Pinot Noir) deles que é a minha casta preferida!

E na minha taça o vinho ficou entre os preferidos italianos! Um vinho que lembra frutas vermelhas como amora e cerejas. E sem dúvida nenhuma muitos aromas de bosque, folhagem e terrosos. Na boca está macio, aveludado e mostra um final longo.  Nada de exagero de carvalho, apenas o necessário para acrescentar estrutura e aromas. Elegante mesmo! Um vinho que pede comida, assim como a maioria dos italianos!!!

Nós preparamos pizza em casa mesmo, e queijo gorgonzola e aliche foram os ingredientes chaves para acompanhar o vinho! No final reguei um azeite de trufas, que é a indicação na ficha técnica do vinho! resultado? Delícia!!! O sal do aliche e do queijo não atrapalhou e foi até suavizado.  O vinho pede pratos bem elaborados!!! Fica a dica!

VINHO: NEROCAVALIERI / PRODUTOR: CASTELLO DI MAGIONE / SAFRA: 2009 / REGIÃO: UMBRIA / PAÍS: ITÁLIA / IMPORTADORA: DECANTER VINHOS