fbpx

Raka Merlot na minha taça!

Raka Merlot na minha taça!

Ahhh surpresa boa! Sabe aquele vinho que você deixa ali descansando na adega só esperando o momento certo de apreciá-lo? Pois é, esse foi o Raka Barrel Select Merlot que tomamos domingo passado.

Sabia que era um vinho que pedia guarda, e tive um certo medo de abrir a garrafa e saber que poderia ter ficado muito mais tempo ali guardado. A surpresa boa foi que ele estava perfeito.

O vinho apresentava uma cor vermelho atijolado. Saiu do violáceo e do rubi e se encontrava tipo um “amarone” sem querer comparar os vinhos, ok?!  Só mesmo a coloração!!!  No olfato e na boca o vinho estava maravilhoso. É aquele vinho que o tempo deixou ele mais que especial. Aroma elegante e terroso, na boca senti sensação de castanhas, bosque e trufas.

PS: na foto não é possível ver a cor legal. Escureci um pouco para ficar melhor o rótulo sem flash.

raka02

Na hora que tomávamos, o Gianni me perguntou se eu as cegas diria que o vinho era um merlot. Antes da minha resposta explico o porquê: ele achou que para Merlot o vinho era muito encorpado e marcante. Pensei por um instante e respondi. Acho que as cegas diría que era um Bordeaux com estágio longo em barricas, complementei dizendo que certamente não era cabernet sauvignon porque pimentões e taninos fortes não eram a característica do vinho, syrah muito menos por causa da falta de especiarias que sinto forte nessa casta e por último o malbec impossível por falta do toque “adocicado” que apresenta sempre no final do vinho. Sobrou o quê para ser um Bordeaux??? E acho que estou no caminho certo! Lendo a ficha técnica (agora pela primeira vez enquanto escrevo o post) percebo que passou 12 meses em carvalho francês! Preciso explicar mais??? Elegância total!

raka03

Não harmonizamos porque realmente o vinho pedia um prato carnudo e suculento, o que não estava previsto para esse dia! Uma pena! Apenas petiscamos um queijo enquanto tomávamos uma boa taça do vinho.

Indico a todos, e quem tiver ainda essa safra pode tomar sem medo de ser feliz! Tá aí um vinho prontinho!!!

VINHO: RAKA BARREL MERLOT / VINICOLCA: RAKA / CASTA: MERLOT / PAÍS: AFRICA DO SUL / SAFRA: 2006 / IMPORTADORA: DECANTER