fbpx

Cabernet Franc é a casta da vez!

Cabernet Franc é a casta da vez!

Ok! Estamos sempre acostumados a escutar Cabernet Sauvignon quando falamos de vinhos tintos principalmente do Chile. Mas existe outra “cabernet” que está fazendo sucesso! Dessa vez, vamos falar da Cabernet Franc, que um dia já foi mais importante do que parece, chamada mesmo de pilar das uvas francesas.

É responsável por resultados que proporcionam um vinho geralmente magro, saboroso e ocasionalmente herbáceo, o que o torna uma excelente escolha para dias quentes do verão. E podemos destacar as regiões de Chinon, Bourgeuil ou Saumur-Champigny – no Loire – como as melhores opções dessa casta jovem e com preço acessível. Em Bordeaux também se destaca como a “salva vinho” quando a safra da Cabernet Sauvignon não é boa, sendo adicionada em mais quantidade no corte, e damos destaque para os vinhos da margem direita (Pomerol e St.Emilion).

Mas não é só na França que a Cabernet Franc tem se destacado. Recentemente a Revista Decanter – sou uma leitora devota e fica a dica para quem gosta de ler sobre vinhos – publicou uma lista dos 23 melhores vinhos argentinos dessa variedade, que atingiu pontos muito interessantes. E sem dúvida nenhuma tem chamado a atenção.

“Cabernet Franc é um sucesso! Mesmo um sucesso maior do que Malbec, a respeito de classificações internacionais…
…Ele é um parceiro ideal para Malbec, como eles são totalmente diferentes em termos de sabores. Além disso, ele expressa o que a Argentina é, mostrando suas diversas regiões vinícolas com o mesmo vinho varietal “.
Comentário de Alejandro Vigil, enólogo da Aleanna e Catena Zapata – Argentina.

E é o que esperamos no mercado! Muita novidade e cada vez mais vinhos sinceros que mostram o terroir, e não vinhos “marketeiros”.

Agora é hora de experimentar algumas boas garrafas dessa casta e voltar aqui para contar para vocês!