O verão pede vinho branco, não é?! Eu sou a maior fã!!! Acho que combina com o clima, com o ambiente (geralmente praia) e com a comida. Então mesmo que por aqui no Brasil seja inverno (um pouco quente para os padrões internacionais), nas terras do velho mundo é verão! E bota calor nisso! Então sempre a melhor opção são os vinhos brancos e rosados, além dos espumantes é claro! E como estou de malas prontas para curtir um pouco desse clima por lá (isso é tema para outro post), eu resolvi fazer uma seleção de alguns rótulos de vinhos brancos para essa temporada quente por lá!
Claro que lá terei a oportunidade de tomar muitos outros vinhos, mas inspirada no clima do verão fiz escolhas acessíveis no mercado brasileiro, certo?!
Então vamos lá! Os dois primeiros são italianos e sem dúvida merecem destaque na minha escolha. Realmente são dois vinhos que gosto bastante.
ALBINO ARMANI PINOT GRIGIO
Coloração palha delicada e cristalina. Puros aromas de pêra, lima e amêndoas frescas. O passo em boca revela cativante equilíbrio, fresco, com sutil final de prova a frutas secas.
Já falei desse vinho nesse post AQUI. E você pode ler mais detalhes dessa beleza de vinho!!!
ELENA WALCH GEWURSTRAMINER
Palha intenso e com ótima viscosidade. Aromático, com manga e lichias maduras, rosas e especiarias. Denso, com perfeito equilíbrio entre os açúcares residuais, a sapidez mineral e o álcool.
E claro que não poderia deixar de falar dos franceses, portugueses e espanhóis… Aqui coloco uma dica de cada país.
ALAIN GEOFFROY CHABLISCor verdeal brilhante. O nariz é guiado por cítricos, maçã e mineral, na boca une bom peso, deliciosa acidez e final ligeiramente salino.
ABADAL PICAPOLLColoração palha cristalina com reflexos verdeais. Destacam-se no olfato intensos aromas de pêssegos maduros, manga, lichia e algum recordo balsâmico de louro. O ataque oleoso em boca, está equilibrado por ótima mineralidade. Final limpo e persistente.
ENCRUZADO QUINTA DOS ROQUESEvidencia frutas de polpa branca (pêra), tons resinosos e minerais. Denso, sápido, impecável balanço. E na cozinha harmoniza muito bem com Bacalhau com natas; Lagosta grelhada na brasa, servida com manteiga trufada; Vitela em preparação cremosa; Moqueca baiana; Cozinha tailandesa de mar em preparações de molhos ricos e especiados.
Também já falei desse maravilhoso vinho português AQUI.
Então essas são minhas escolhas para você que está pensando em tomar um vinho branco. Vinhos menos óbvios e castas menos conhecidas pelo Brasil, mas que são um sucesso pelo velho mundo.
Agora deixa eu ir que vou aproveitar para tomar alguns vinhos! Depois eu volto com posts fresquinhos do que estão tomando por lá!