fbpx

Os vinhos indianos

Os vinhos indianos

Parece impossível dizer “os vinhos indianos”. Afinal estamos falando de um país onde parte da população é bem rigorosa quanto as alimentos e consumo de álcool. Mas existe outra boa parte da população que vive os momentos da modernidade, e claro que o consumo de vinho está entre essas novas conquistas.

york-winery

A índia pode não ser o primeiro país que vem a sua mente quando pensa em vinhos de qualidade, mas é bom saber que a tradição da viticultura esteve presente nesse país há séculos. Infelizmente uma produção que perdeu força com a filoxira (uma praga) que devastou seus vinhedos. Mas recentemente tudo mudou, e eles estão de novo no mercado.

guests-on-deck-10001831

Na cultura indiana, os Hindus rigorosos devem evitar comer carne, cogumelos, chá, alho e bebidas alcoólicas. Mesmo assim, uma outra parte da população está de antena ligada as atualidades e o consumo de vinho está nessa lista. É possível a realização de feiras de vinhos, degustações e exportação de seus vinhos. E mais ainda, com um turismo em crescimento absurdamente rápido com visitas aos vinhedos, picnic e explicações de enólogos…Wine-tour-of-india

909A3B7A-1350-4830-B423-54F6AE27AACB_cx0_cy10_cw0_mw1024_s_n_r12cbfbf73c2b9d8d1bf3e29d8a369c2e6

O consumo predominante são dos vinhos brancos como Riesling, Chenin Blanc, Gewurztraminer e Pinot Gris que harmonizam perfeitamente com a comida indiana. 

wine

Como em qualquer lugar no mundo, existe uma região que se destaca, e essa é em torno da cidade de Nashik – noroeste da Índia, que tem um clima semelhante a algumas partes da California, da Austália e Espanha.

Indian-wine-regionsfratelli-wines

Os primeiros vinhos apresentados na Wine Spectator foi em 2002, da Samat de Sula Vineyard, sendo o maior produtor do país e com controle de 65% do mercado de vinhos.

sula-vineyards-chenin-blanc-nashik-india-10363748

“As coisas correram para um nível diferente. Começamos com a venda de apenas 40 mil garrafas de vinho para algo como 10 milhões de garrafas de vinho … e é um belo negócio que trouxe não apenas lucro para nós, mas com a grande comunidade em geral”. Kerry Damskey – Enólogo Californiano que trabalha para Sula Vineyard