fbpx

Crianças terão aula de vinho na escola!

Crianças terão aula de vinho na escola!

Crianças podem beber vinho? A resposta é não! Mas isso não impede que elas aprendam sobre vinho! E foi com esse pensamento que o político italiano Dario Stefano apareceu nas últimas semanas em terras europeias! Sim, a novidade por enquanto é somente por lá!

Grandfather and his grandchildren in vineyard - Stock Image
Grandfather and his grandchildren in vineyard – Stock Image

A Itália é o maior produtor de vinho no momento, e foi baseando-se nessa posição do mercado internacional que Dario tenta incluir como disciplina escolar a matéria de conhecimento de vinhos para crianças de 6 anos a 13 anos. O objetivo é ensinar a cultura do vinho, o trabalho dos produtores e a história do vinho ainda nos tempos Romanos e na Grécia. Ninguém terá aula para analisar a diferença entre Chardonnay e Sangiovese, não sairão da escola como profissionais do mundo do vinho, mas sim com uma bagagem da importância do vinho em seus país. E quem sabe conseguirão jovens que queiram voltar ao campo para produzir vinho? Tarefa nada fácil nos dias de hoje, ainda mais em um país extenso e que produz vinho em todas as suas regiões.

E apesar de algumas pessoas acreditarem que possa causar uma influência no consumo de álcool das crianças, estudos mostram que método similar realizado em algumas escolas da França conseguiram um resultado positivo, e na verdade até mesmo baixando o índice de consumo de álcool.

slide_3

O projeto de lei propõe que as crianças da escola ter uma aula de uma hora de vinho toda semana e é apoiado por Attilio Scienza, professor de cultura do vinho na Universidade de Milão.

Agora é esperar para ver o resultado disso tudo. Talvez daqui a 15 anos a Itália continue sendo o primeiro no mundo se conseguir com sucesso despertar nos jovens cheios de tecnologias a importância de uma simples parreira plantada em um solo. Caso contrário, a possibilidade de grandes vinhedos chegarem as mãos de chineses é bem grande!

Para ler a matéria completa clique AQUI.